Sobre Projeto - Oficina Cabaças e Lendas da Bacia do Rio São Francisco


GRUPO CAIXA4 DE TEATRO DE BONECOS
FUNARTE - MICROPROJETOS RIO SÃO FRANCISCO
 

 
“Oficina Cabaças e Lendas da Bacia do Rio São Francisco”

O Grupo Caixa 4 se identifica pela pesquisa de materiais alternativos na confecção de bonecos para cada novo espetáculo. Material bastante reincidente nas pesquisas do grupo para a montagem de “Tropeiros e Cantigas – A Última Viagem”, a cabaça revelou-se matéria-prima ideal e desafiadora! O fruto seco foi cortado e trabalhado formando os corpos, rostos e expressões de cada personagem . Bastante utilizada em comunidades rurais, a cabaça oferece sua forma rígida e oca como recipiente para refeições ou transporte de água e outros líquidos durante viagens ou trabalhos no campo. Em lugares mais secos, pode ser usada, inclusive, como cisterna para armazenamento de água. Todos os bonecos do espetáculo foram finalizados apenas com materiais orgânicos como a bucha vegetal, a palha, o sisal e o couro. A pesquisa de figurino incluiu outros tecidos para dar cores e texturas variadas aos personagens.


 
“Oficina Cabaças e Lendas da Bacia do Rio São Francisco” vem ocupar-se de uma lacuna percebida pelo Caixa 4: estimular a criatividade e o desejo de se arriscar no ambiente do teatro de bonecos em Minas Gerais. Existe uma reincidência muito grande nas propostas de linguagem dos espetáculos lançados ao público. Esta oficina retoma as memórias tradicionais para, dali, reinventá-las ,  valoriza os materiais orgânicos, de fácil acesso a todo o público, como ferramenta de estímulo. Não é necessário o melhor látex, nem a melhor massa, bastam boas idéias e um olhar atento às formas que se revelam como possibilidades expressivas.

 



Este é o universo que será apresentado aos participantes da oficina. A atividade irá trabalhar a confecção de bonecos em cabaça já aplicada a uma narrativa dramatúrgica desenvolvida pelos próprios alunos.Com duração de 60h/aula, distribuídas em 5 encontros semanais. Esse cronograma permitirá que os alunos já se aproximem do universo proposto e conheçam um resultado possível para o trabalho com a cabaça.
A oficina será ministrada em 3 etapas: 
1.     Pesquisas das Lendas da Bacia do Rio São Francisco , criação de texto dramaturgico.
2.     Criação e Confecção de bonecos
3.     Exercicio de manipulação  , Apresentação do resultado final.

 



Para o primeiro encontro da oficina, cada aluno inscrito será orientado a levar consigo algo que considere como um objeto estranho! Sem revelá-lo a ninguém, cada aluno será convidado a dar vida àquele objeto, manipulá-lo, dar-lhe expressão cênica. Esta primeira provocação desperta os participantes para as infinitas possibilidades escondidas nas formas e articulações menos esperadas! O Caixa 4 acredita que o bonequeiro não precisa ser um grande artesão ou um incrível artista plástico, mas deve guardar uma sensibilidade no olhar diante das formas do mundo. O trabalho com a cabaça passa por aí. Existem frutos de todo tamanho e formato. Usando a técnica da aplicação – colagem de partes em uma base/suporte – a oficina mostra que o interessante é encontrar em cada pedacinho a sua expressividade!

 
O programa da oficina prevê o resgate da história dos bonecos no mundo; a criação de pequeno  textos dramatúrgicos (a partir de histórias locais, Lendas da Bacia do Rio São Francisco ); exercícios de locomoção, manipulação e voz; observação  dos bonecos do espetáculo Tropeiros e Cantigas “A Última Viagem” (trazidos para a oficina e apresentados detalhadamente aos alunos);  e confecção de boneco em cabaça; montagem de cena curta com os bonecos produzidos na oficina ministrada na cidade de Sabará.